Notícias

Aulas de revisão e oficinas marcam final de semestre do Ensino Médio


O colégio ofereceu cerca de 200 oficinas – teóricas e práticas – no período de 10 dias.

No mês de junho, fim do semestre, o Ensino Médio teve uma rotina diferenciada: além das recuperações semestrais, diversas atividades conectadas ao currículo do CSL foram oferecidas, dentre elas: visitas guiadas, oficinas, aulas práticas, aulas temáticas, Fórum de Profissões (saiba mais), Olimpíadas do CSL etc. Toda a programação foi planejada com o objetivo de fortalecer as habilidades, as competências e os conteúdos do currículo do colégio.

Avaliações e revisões

Na primeira semana do mês de junho, os/as alunos/as realizaram a última avaliação do semestre (AV4). Na sequência, tiveram aulas de revisão em paralelo com as diversas atividades propostas. De acordo com a orientadora educacional do Ensino Médio Integral, Ana Paula Bellizia, os/as alunos/as aderiram ao planejamento de forma surpreendente: “Esse foi o primeiro ano em que oferecemos um leque de opções ao mesmo tempo que eles realizavam as atividades habituais de final de semestre. Houve interesse em todas as ações propostas, inclusive nas aulas de revisão, que foram frequentadas até por quem não tinha que recuperar a nota”.

Participação ativa e interativa 

Nesse período, cada estudante teve autonomia para organizar o conjunto de atividades de que mais gostou. A programação completa foi entregue individualmente aos/às estudantes, esteve disponível nos murais do corredor do EM e com as equipes da Orientação Educacional, no Teams.

E não faltaram opções! De acordo com a orientadora, no período de 13 a 28 de junho, foram oferecidas, em média, 20 oficinas por dia, com temáticas diferentes que pudessem contemplar gostos variados: “Fizemos parceria com as universidades ESPM, PUC, FAAP e São Camilo, e isso nos ajudou com a diversidade dos temas. Alguns alunos fizeram roteiro de congresso, saindo de uma oficina e entrando em outra”, explicou.

Para quem quis se aprofundar no tema das “artes”, encontrou opções diversas, como as oficinas “Música de resistência”; “Cinema e guerra”, “Oficina de DJ”, “Análise musical: a geografia na cena punk de SP” etc.

Quem optou por buscar conhecimentos sobre Literatura, Língua Portuguesa, comunicação e pensamento crítico, pôde escolher as seguintes oficinas: “A literatura e as questões de gênero na sociedade”; “Análise textual de memes”; “Oficina de cobertura jornalística das Olimpíadas do CSL”; “Racismo na televisão e na publicidade”; “Análise de textos nas mídias digitais”, dentre outras.

Os/as alunos/as que gostam de aulas práticas participaram das oficinas no laboratório – “Química na água”, “Química na cozinha”, “Oficina de magnetismo” etc. – e na sala Maker – “Robótica com portas lógicas”; “Inteligência Artificial para automação industrial”; “Programação e sensores” etc.

Muitas aulas foram ministradas pelos/as professores/as do segmento, e outras, por profissionais parceiros/as, como professores/as da Universidade São Camilo, que ofereceram as oficinas da área da saúde: “Vida acadêmica, ser estudante de medicina e as 4 grandes áreas (Pediatria, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Ginecológica, e Obstetrícia)”; “Oficina de sinais vitais (pressão arterial, temperatura corporal, pulso e frequência respiratória)”; “Avaliação Antropométrica”, dentre outras.  Nessa mesma área, o CSL também recebeu profissionais da PUC, com as oficinas de Fonoaudiologia, de Fisioterapia e de “Comunicação de artes do corpo”.

A orientadora Ana Paula ainda destacou algumas visitas guiadas no entorno do colégio, como: o passeio de bicicleta no Ibirapuera; a visita ao Viveiro Manequinho Lopes; a visita ao MAC; e a visita ao Museu Afro Brasil. “Os alunos tiveram a oportunidade de explorar as áreas que eles mais gostam. A ideia é repetir a ação no segundo semestre”, explicou Ana Paula.

Confira mais fotos de diversas oficinas e atividades: