Notícias

CSL realiza cerimônia em homenagem aos estudantes premiados em diferentes áreas de estudos


Homenageados receberam medalhas e menção honrosa nas Olimpíadas do Conhecimento, Fórum FAAP e Parlamento jovem

No dia 7 de dezembro, o CSL homenageou 90 estudantes do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio que ao longo do ano conquistaram medalhas e menções honrosas nas Olimpíadas do Conhecimento, Fórum FAAP e Parlamento Jovem. Na cerimônia, estiveram presentes familiares, coordenadores/as pedagógicos, professores/as e diretores do colégio.  

O diretor-geral, Pe. Edison de Lima, SJ, deu as boas-vindas dizendo que o reconhecimento e a premiação realizada estão dentro da perspectiva do acompanhamento dos jovens na criação de um futuro promissor, um dos objetivos centrais da missão do CSL. Ele apresentou as quatro Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus, que serão o horizonte do corpo apostólico e o ponto de orientação para a missão até 2029. E parabenizou a todos:  

“Parabéns! Contem com o CSL para acompanhá-los em tudo aquilo que for necessário para a felicidade e a realização pessoal de vocês, bem como para apoiá-los na transformação das realidades, principalmente daquelas mais necessitadas do nosso cuidado e da nossa atenção”.

Apoiar a participação dos/as estudantes em competições relacionadas a diferentes áreas de estudo faz parte do currículo do CSL. Nas Olimpíadas do Conhecimento, por exemplo, os/as estudantes participaram de diferentes modalidades, como a Olimpíada Nacional de história; Olimpíada Canguru de Matemática; Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas; Olimpíada Nacional de Ciências entre outras. O Fórum FAAP possibilita que os/as estudantes atuem em uma simulação de uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU). E o Parlamento Jovem Paulistano 2022 oferece aos/às estudantes, autores/as dos 55 melhores projetos apresentados para a Câmara de Vereadores da cidade de São Paulo, um mandato de 12 meses como Jovem Vereador Paulistano e o exercício, por um dia, da rotina de trabalho do Poder Legislativo Municipal. O objetivo do Prêmio é fornecer aos/às estudantes do Ensino Fundamental II uma lição prática de cidadania e democracia.

Foi exatamente isso que aconteceu com a aluna do 9º ano, Beatriz de Oliveira Marzullo Lucchesi, eleita Jovem Parlamentar da Cidade de São Paulo em 2022. Durante a premiação, Beatriz contou que ficou impressionada com a qualidade dos projetos apresentados na Câmara Municipal por outros/as estudantes, especialmente os/as de escola pública. Ela destacou um projeto voltado para o pleito de transporte escolar e de rampas de acesso nas escolas para estudantes com deficiências: 

“Meu desejo é que todos os jovens tenham as mesmas oportunidades que eu e os meus colegas do Colégio São Luís temos. Sempre soube do meu privilégio, mas nunca realmente tinha sentido isso. Foi o contato com alunos de escolas públicas que me fez experienciar isso de fato. Graças a essa troca de experiências entendi que eu estudo em uma das melhores escolas do país. Graças aos meus pais, a quem sou eternamente grata, tenho as melhores condições de seguir os meus estudos”, disse Beatriz.  

Durante a cerimônia, os/as alunos/as foram convidados/as individualmente para subir ao palco e receber a medalha e o certificado. Eles tiraram fotos com os/as coordenadores/as de área e receberam o carinho dos/as convidados/as ali presentes.

Confira abaixo a galeria de fotos: