Notícias

Vigília da Unidade 

Uma cerimônia inter-religiosa pela paz e pela hospitalidade 

Na noite de 1º de junho, mais de 600 alunos e familiares pararam suas rotinas para se unirem em prece na Vigília da Unidade, pedindo pela paz e pela hospitalidade. A cerimônia foi organizada pelo Padre Geraldo Lacerdine, SJ, diretor da Humanística e Coordenador do Ensino Médio Noturno, juntamente com a Equipe de Humanística, e contou com a presença de representantes de cinco tradições religiosas, que tiveram uma participação ativa, dirigindo mensagens de paz e hospitalidade aos presentes.

Além de Padre Geraldo, o bispo Dom Antônio Celso Queiroz representou o catolicismo, o padre Itabira Jonas, a Igreja Anglicana, Tata Lembá Oji (Sacerdote Ricardo de Paula) falou pelo candomblé, a Monja Heishin pelo budismo e o sacerdote Mahesvara Caitanya Das representou o Hinduísmo.

A celebração teve ainda a presença de integrantes de outras igrejas que se uniram nesse desejo de paz: Adventista, Adventista do Sétimo Dia, Batista, Assembleia de Deus, Comunidade Cristã Paz e Vida, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Igreja Internacional da Graça de Deus, Igreja Messiânica, Metodista Livre, entre outras Igrejas Evangélicas. Todos os participantes reforçaram a ideia de unidade, igualdade e hospitalidade, meios pelos quais somos capazes de gerar a paz. Líderes do Judaísmo e do Islamismo justificaram suas ausências por causa de feriados religiosos.

Dinamizadas pelos alunos do Ensino Médio noturno, as preces foram iniciadas com leituras de textos sobre temas como hospitalidade, inclusão social, meio ambiente, diálogo e paz no mundo. Pausas para reflexão compunham-se de momentos de silêncio e de refrãos orantes, executados por músicos da Orquestra Acadêmica de São Paulo e cantores do Coral São Luís e do Coral Presbiteriano.

Ao final, o abraço de paz entre todos os participantes foi a manifestação de um desejo que já pode ser concretizado nas nossas atitudes por um mundo de paz e hospitalidade.

Confira fotos:

Leave a comment