Notícias

Crescendo na escola

Conheça o trabalho do Colégio São Luís para acolher os alunos nas mudanças de segmento

As passagens de segmento são marcos na vida das crianças, pois correspondem a mudanças significativas na rotina escolar e exigem um amadurecimento à medida que os novos desafios se colocam.

É na transição da Educação Infantil para o Fundamental I, por exemplo, que as crianças passam a fazer o lanche e o recreio no Pilotis. Alguns anos depois, quando entram no 6º ano do Fundamental II, deixam de ter uma professora regente e organizam os próprios estudos de acordo com os diversos componentes curriculares. Já na passagem para o Ensino Médio, instala-se uma tensão para a escolha da carreira – e parte dos alunos passa a organizar melhor a rotina de estudos, de modo a se preparar para o vestibular.

No Colégio São Luís, há um trabalho atento para acolher os alunos em cada uma dessas entradas e passagens de segmento. Trata-se de um processo contínuo, com algumas intervenções marcantes. “Começamos com uma pesquisa em que levantamos as expectativas de pais e de alunos em relação ao que virá”, afirma a coordenadora do 2º ao 5º ano Silvia Andrade. “A partir das respostas, programamos a pauta das reuniões pedagógicas e atividades especiais com os alunos, com a finalidade de responder às dúvidas e inquietações”.

Silvia conta que, em 2016, o Laboratório de Humanística do 5º ano, na Vila Gonzaga, teve uma programação de brincadeiras, dinâmicas e reflexões para relembrar os momentos vividos e as conquistas alcançadas no Fundamental I. Nesse dia, depois da hora do almoço, houve visitas inesperadas dos representantes de sala do 6º ano. Em grupos pequenos, eles conversaram à vontade sobre a rotina, as dúvidas e os receios da nova fase. Para finalizar, construíram um totem, ao redor do qual dançaram em roda, numa espécie de ritual de passagem.

E não parou por aí…. Na volta às aulas, os estudantes do 9º ano tiveram um momento de convivência com as turmas de 6º ano, de modo a conhecer os mais novos colegas com quem passariam os recreios em 2017. O mesmo tipo de proposta, de interação entre alunos veteranos e novatos, aconteceu entre o 1º e o 2º ano do Fundamental e também no Ensino Médio, diurno e noturno.

Notícias relacionadas:

Entenda os fundamentos pedagógicos e saiba mais sobre as atividades de acolhida de 2017

Leia sobre a aula inaugural da 1ª série do Ensino Médio, que teve palestra do navegador Amyr Klink. 

 

 

Leave a comment