Notícias

Ser e Conviver no Ensino Médio

Com este tema, o Laboratório de Humanística da 1ª série do Ensino Médio levou os alunos até a Vila Gonzaga para um momento privilegiado de aprofundamento, reflexão e desenvolvimento de suas dimensões humanas.

A chegada ao Ensino Médio é um marco importante no crescimento dos estudantes e aliada à recepção de novos alunos exige um novo olhar para essa fase.

Por isso, o ano teve início com uma  aula inaugural do navegador e antigo aluno Amyr Klink. Ele ressaltou a importância do planejamento e disse que, ao contrário do que maior parte das pessoas pensam, não se sente sozinho em alto mar, pois está sempre em contato com pessoas que colaboram para suas expedições.

No Laboratório de Humanística, nossos alunos-navegadores vivenciaram experiências que os ajudaram a calibrar as suas individualidades para essa jornada dos três anos de Ensino Médio. As atividades os fizeram refletir sobre a trajetória como estudantes desde o Fundamental até agora, visando melhorar a convivência,  descobrir talentos e reconhecerem-se como parceiros uns dos outros.

Outra intencionalidade presente no dia foi motivar o diálogo entre os alunos, com atividades que aprimorassem as habilidades argumentativas, o respeito às opiniões divergentes e a discordância fraterna, pautada pelo respeito.

Nesse diálogo, também foi possível observar o conhecimento emergir colaborativamente entre os estudantes, a partir dos temas de seus interesses e inquietações. A atividade também contribui com a equipe de série, fornecendo dados sobre o grupo que serão levados em conta para o planejamento de outras atividades durante o ano.

Ao final do dia, os alunos puderam exercitar e aprofundar sua convivência em atividades não direcionadas, como jogos, toboágua ou simplesmente curtir o contato com a natureza concluindo uma vivência plena de conceitos acadêmicos e humanos.

Projeto de Vida

Os Laboratórios de Humanística fazem parte do Projeto de Vida, uma metodologia pensada para valorizar e entender a potência da trajetória de cada indivíduo, em todas as séries e cursos, e desenvolver estratégias para lidar com as questões que envolvem os diferentes grupos de estudantes e, ao mesmo tempo, melhorar ainda mais a convivência no espaço escolar.

Aspectos da sociedade contemporânea como a conectividade em excesso, medo da violência urbana, infâncias cerceadas, cuidados terceirizados e a perda de valores essenciais de convivência são motivos de atenção nas relações dentro dos espaços de aprendizagem.

O ser humano é complexo e a partir das suas experiências socioemocionais desenvolve condições para aprender e compreender o mundo que o cerca e os conteúdos escolares. Mas experiências dessa dimensão precisam ser vivenciadas para serem aprendidas. Por isso, o Colégio São Luís dedica aulas mensais, saídas, palestras, espetáculos ou vivências dentro do Projeto de Vida.

 

Assista também ao vídeo sobre o Laboratório de Humanística da 3ª série do Ensino Médio:

 

Tem Mais!
Confira na área da Humanística como foram os Laboratórios de Humanística de outras séries. Clique aqui. 

Leave a comment