Humanística – Formação Humana e Cristã

Junto ao corpo docente, a equipe de Humanística planeja a abordagem de temas atuais e sensíveis à formação dos alunos nas dimensões socioemocional, espiritual-religiosa, socioambiental e cultural.

Os educadores organizam projetos potencializadores e transversais, tais como os Laboratórios de Humanística, a Semana do Conhecimento, a Semana Inaciana, o Lucernário de Páscoa entre outros. Promove ainda a catequese para a Primeira Comunhão, a preparação para a Crisma e várias propostas de voluntariado – opcionais para quem deseja desenvolver-se nessas dimensões da fé cristã.

Incentivando o protagonismo dos jovens, a sala da Humanística abre espaço para debates atuais, como os que ocorrem periodicamente sobre política e gênero. Valores e atitudes, que fazem parte do marco axiológico do Projeto Educativo Comum (PEC) da RJE, são trabalhados nos laboratórios de humanística e cursos de formação de lideranças, na Vila Gonzaga.

Assim, fazendo a articulação entre alunos e professores, e assumindo o contexto de pluralidade e diversidade cultural em que o conhecimento é produzido, a área da Humanística potencializou o processo de revitalização pelo qual o Colégio São Luís vem atravessando.

HUMANISTICA_sao-luis

Os objetivos de cada dimensão da Humanística:

Dimensão socioemocional – sensibilizar para o amadurecimento da autonomia, levando em conta sua relação consigo, com o outro e com o mundo.

Dimensão espiritual-religiosa – iniciar e aprofundar na fé cristã como um sentido para a vida, respeitando a pluralidade de crenças.

Dimensão socioambiental – favorecer a reflexão e a responsabilidade ética, política, ecológica e social, desenvolvendo a leitura crítica sobre o mundo.

Dimensão cultural – experimentação das linguagens artísticas para motivar o aluno a atuar como produtor e transformador de cultura.

Veja as novidades da Humanística

Natal Solidário 2018

Saiba como participar da campanha de doações para crianças e adultos atendidos por Fundação Fé e Alegria, Arsenal da Esperança, Paróquia São Luís Gonzaga e Hospital das Clínicas

Oficinas resgatam a história e a cultura africanas

Estudantes conhecem a origem das bonecas Abayomi

Prestes encerrar o Ensino Fundamental I, alunos do 5º ano revisitam sua trajetória escolar

Atividades realizadas no Laboratório da Humanística celebraram a conclusão de mais um ciclo

Mistério toma conta do Laboratório da Humanística do 4º ano do EF I

Investigação policial conduzida pelas crianças permitiu reflexão sobre valores e atitudes

8º ano do EF II reflete sobre sexualidade e diversidade

No Laboratório da Humanística, estudantes expuseram suas dúvidas e opiniões sobre o tema

Cursos de catequese e de crisma

O Colégio São Luís também oferece aos alunos os cursos de catequese e crisma. Não são obrigatórios e sim destinados às famílias católicas, que desejam preparar seus filhos para a fé e vida cristã. Para participar, basta procurar a área de Humanística no período de inscrições, que ocorre de dezembro a janeiro.

A catequese de Primeira Comunhão é direcionada aos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental e seu objetivo é preparar as crianças para o sacramento da eucaristia. Com duração de um ano, o curso tem encontros semanais fora do horário das aulas, de uma hora e meia.

Já a catequese de Crisma é voltada aos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, 1ª série do Ensino Médio diurno e 2ª e 3ª séries do Ensino Médio noturno. São encontros semanais com duração de uma hora e o objetivo é aprofundar os conhecimentos da fé cristã e da vida em comunidade que os alunos já vivenciam, incentivando-os a fazerem uma escolha verdadeira de seguir a Cristo e servir o próximo, a partir da consciência e do discernimento. O curso proporciona aos alunos experiências em trabalhos voluntários, como a Missão Urbana, vivência de momentos da história cristã, como as celebrações da Páscoa, além da presença de convidados especiais que compartilham com os estudantes suas experiências em projetos sociais.

Confira algumas fotos dos cursos:

Pedagogia Inaciana

A pedagogia de inspiração inaciana é o caminho pelo qual os professores acompanham seus alunos, facilitando-lhes a aprendizagem e o amadurecimento. Sempre com a finalidade de que o aluno se aproprie do conhecimento e saiba fazer as suas escolhas de maneira madura e responsável.

Veja mais >

Temas transversais

Junto ao corpo docente, a equipe de Humanística do Colégio São Luís planeja a abordagem de temas atuais e sensíveis à formação dos alunos nas dimensões socioemocional, espiritual-religiosa, socioambiental e cultural.

Veja mais >

Do Infantil ao Ensino Médio

O Colégio São Luís oferece formação acadêmica e humana para crianças e jovens da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com os cursos Regular, Integral e Extracurriculares.

Veja mais >

Formação continuada

O Colégio São Luís investe na seleção e na formação continuada de seus educadores, como os encontros semanais de formação de professores, com a presença de diretores pedagógicos e orientadores educacionais.

Veja mais >

Associação de Pais e Mestres

Associação sem fins lucrativos, constituída de pais e mestres, que visa promover a participação e a integração permanente das famílias no espaço escolar, a fim de colaborar de modo corresponsável para que o colégio realize sua missão educativa.

Veja mais >

Infraestrutura

Conheça o Colégio São Luís

Loading...