Notícias

Espiritualidade no Colégio

Colégio São Luís oferece momentos semanais de oração e de Exercícios Espirituais

Neste ano, a Humanística deu início a três projetos visando atender aos anseios da comunidade por momentos significativos de espiritualidade: “Sexta de Espiritualidade”, voltado para os estudantes, “Experiência dos Exercícios Espirituais”, para pais e funcionários, e a “Celebração Eucarística Semanal”, para toda a comunidade aloisiana.

Poderíamos indagar por que realizar estes projetos num colégio da Companhia de Jesus – e a resposta está na experiência fundante de Santo Inácio de Loyola, criador dos chamados Exercícios Espirituais. A razão pela qual decidimos lançá-los agora encontra-se no Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta de Educação no Brasil, o PEC, editado e finalizado em abril de 2016.

Ao falar sobre o Clima Institucional (Escolar), no parágrafo 75, o documento afirma a centralidade que ocupa a pessoa na definição dos objetivos para cada segmento da escola. Menciona também o desenvolvimento do sentido de pertença, baseado na missão e mística institucionais. No parágrafo 80, o PEC fala explicitamente sobre o convite à experiência dos Exercícios Espirituais, como sendo parte dos programas de desenvolvimento das escolas, considerando as necessidades e circunstâncias locais. Esse item valoriza os Exercícios como uma possibilidade, livremente acolhida, que constrói um nível diferenciado de adesão à missão da escola.

Mas, em que consistem esses projetos?

Sexta de Espiritualidade, como o próprio nome diz, acontece às sextas-feiras, para os estudantes, desde o Infantil até o 6º ano. Baseado na metodologia dos Exercícios Espirituais, esse projeto visa proporcionar aos estudantes, numa linguagem adaptada a cada faixa etária, uma experiência ampla de sentido e uma vivência de valores fundamentais para o desenvolvimento de relações significativas consigo mesmo, com o outro, com a natureza e com Deus. Além disso, esse projeto está integrado ao Projeto de Valores e Temas Transversais da área Pedagógica do colégio e as dimensões cultural, socioambiental e sócioemocional da Humanística.

Experiência dos Exercícios Espirituais, para pais e funcionários, acontece às terças. Tem como objetivo possibilitar a experiência do retiro inaciano ao longo da vida corrente. Seu desenrolar se dá na vida diária, numa relação imediata com os acontecimentos. Não retira a pessoa das situações concretas e diárias, mas a remete ao próprio existir, enquanto espaço privilegiado da experiência de sentido transcendente. A atualidade dos Exercícios Espirituais na vida corrente é evidente e perfeitamente cabível aos nossos dias, onde o trato com o tempo e o acesso a momentos significativos de espiritualidade nem sempre são fáceis, dado ao ritmo frenético das atividades profissionais e mesmo familiares em que nos encontramos.

Celebração Eucarística Semanal, para toda a comunidade, acontece às quintas. Essa experiência celebrativa visa proporcionar um momento oportuno de partilha comunitária do pão e da palavra, alimentos para a fé cristã. Além de integrar, de maneira litúrgica, o trabalho catequético de Primeira Comunhão e Crisma realizado no Colégio.

Não são projetos estanques, mas integrados a todas as áreas do Colégio e à missão educativa da Companhia de Jesus. Contamos com a sua participação!

 

Leave a comment