Notícias

Olhar e sentir a vida

Adolescentes do 7º ano passam por dinâmicas profundas no Laboratório de Humanística

O Laboratório de Humanística do 7º ano foi marcado por um trabalho profundo e cuidadoso no planejamento das dinâmicas que fariam emergir os conflitos, afetos e valores dos adolescentes.

Para preparar o clima, foi proposto um relaxamento, em que os alunos relembraram das pessoas que mais marcaram a sua trajetória. Despertos, anotaram em uma flor de papel seus nomes e as lições ou valores evocados por eles – não importa se as lembranças fossem boas ou ruins. E rezaram por elas.

Um circuito de dinâmicas deu sequência à reflexão em pequenos grupos. Numa das salas da Vila Gonzaga, os alunos participaram de uma discussão diferente, em que os estudantes deviam ser tratados de acordo com o que estava escrito na etiqueta em suas testas (exemplo: “sou poderoso, respeite-me”). Na outra estação, os alunos avaliaram uma série de vídeos de humor de diferentes épocas, entre os quais O gordo e o magro e Os Trapalhões, com o objetivo de discutir valores e preconceitos. Uma terceira proposta envolvia a análise de histórias reais de conflito entre adolescentes. A última estação do circuito era um teste de autoconhecimento, com foco em como reagimos emocionalmente.

Pela manhã, houve tempo ainda de fazer a dinâmica “a fronteira do bullying”, pela qual os estudantes separam o que é brincadeira do que é agressão. Após delicioso almoço, a tarde foi dedicada ao lazer em que a brincadeira favorita, é claro, foi o tobogã de água.

Como resumiu o Coordenador da Dimensão Espiritual da Humanística, Renan Nascimento: “Foi um dia para olhar para a vida e perceber que ela tem um sentido maior”.

Projeto de vida

Os Laboratórios de Humanística fazem parte do Projeto de Vida, uma metodologia pensada para valorizar e entender a potência da trajetória de cada indivíduo, em todas as séries e cursos, e desenvolver estratégias para lidar com as questões que envolvem os diferentes grupos de estudantes e, ao mesmo tempo, melhorar ainda mais a convivência no espaço escolar.

Aspectos da sociedade contemporânea como a conectividade em excesso, medo da violência urbana, infâncias cerceadas, cuidados terceirizados e a perda de valores essenciais de convivência são motivos de atenção nas relações dentro dos espaços de aprendizagem.

O ser humano é complexo e a partir das suas experiências socioemocionais desenvolve condições para aprender e compreender o mundo que o cerca e os conteúdos escolares. Mas experiências dessa dimensão precisam ser vivenciadas para serem aprendidas. Por isso, o Colégio São Luís dedica aulas mensais, saídas, palestras, espetáculos ou vivências dentro do Projeto de Vida.

Confira fotos:

 

Para ler outras reportagens sobre os Laboratórios de Humanística ocorridos em 2017 acesse aqui.  

Leave a comment