Notícias

O dia das Humanas no Fórum de Profissões

 Competências e habilidades requeridas são cada vez menos técnicas

O segundo encontro do Fórum de Profissões, dedicado às carreiras de Humanas, teve palestra inicial do filósofo e psicanalista Prof. Dr. Pedro de Santi, que falou também como líder da área de Humanidades e Direito da Graduação da ESPM. Dr. Santi abordou o momento da escolha a partir de uma reflexão sobre a adolescência e a busca por uma profissão que tenha um sentido pessoal ou uma causa. “Para aliviar o peso da decisão, a primeira dica que eu dou é que vocês percebam que as pessoas que mais admiram não fizeram um caminho reto para alcançar o sucesso”, disse.

Outro ponto interessante de sua fala coincidiu com o que foi dito no primeiro dia do Fórum (leia a notícia aqui): sua análise sobre a rápida evolução do conhecimento e da tecnologia, que faz com que a técnica já não seja mais tão importante como foi até pouco tempo. As competências e habilidades fundamentais para um profissional são abrangentes como saber planejar, pesquisar, trabalhar em equipe, ter empatia e adaptar-se a novas situações.
Na segunda etapa do Fórum, os participantes transitaram por dois andares do Colégio, entrando e saindo de salas de aula, onde podiam conversar com profissionais de carreiras tradicionais como o Direito e Publicidade ou inovadoras como Tech e Design.

Prepare-se para o último dia do Fórum (13/06), voltado para as carreiras de Biológicas e Saúde.

Leave a comment