Notícias

2º Encontro de Formação Integral da RJE

Retiro de dez dias em Belo Horizonte reúne 45 alunos de escolas jesuítas do Brasil 

Entre os dias 5 e 15 de setembro, 45 alunos de escolas jesuítas do Brasil participaram do 2º Encontro de Formação Integral da Rede Jesuíta de Educação. Representaram o Colégio São Luís os estudantes Laura Alita, Gabriel Pilli, Alan Pessoa e Maria Weiss e a educadora Jussane Pavan, da Humanística. Eles foram escolhidos por seu perfil de liderança e engajamento, entre as turmas de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio diurno e noturno, e ficaram hospedados na Vila Fátima, chácara mantida pelo Colégio Loyola, na região da Pampulha em Belo Horizonte.

O Encontro teve como base a estrutura metodológica do “Curso Taller Nacional Ignacio”, promovido pela Federação Latinoamericana de Colégios Jesuítas (FLACSI), que propõe exposições, dinâmicas, momentos de reflexão, oração, celebração e partilha inspirados na vida de Santo Inácio de Loyola e à luz dos Exercícios Espirituais, trabalhados em uma linguagem própria para os jovens de 15 a 17 anos.

“Cada etapa da vida de Santo Inácio, como quando ele ficou de cama após ser atingido por uma bala de canhão ou quando viveu como mendigo, teve a ver com uma experiência que passamos”, conta Alan Pessoa, estudante da 2ª série do Ensino Médio Noturno. “Não podemos dar muitos detalhes, pois firmamos um compromisso para não estragar a surpresa das próximas turmas, porém, posso dizer que foi uma das experiências mais marcantes de minha vida”, disse a sua colega Laura Alita, também do Noturno, da 1ª série.

“Nossa primeira lição foi que vencer não é ganhar, mas evoluir”, disse Laura. “Para entender isso, passamos a observar cada pequena coisa, as mudanças que acontecem por dentro e tudo o que está ao redor da gente e podemos transformar”. Ao que Alan complementa: “Foi tanta informação, tanto amor e tanta troca que eu voltei muito sensível, porém também mais crítico”.

Os principais temas trabalhados foram: autoconhecimento, espiritualidade e liderança inacianas, técnicas de oratória, sustentabilidade, meios de comunicação, além de experiências de voluntariado e imersão sociocultural. “Destacamos a receptividade dos monitores e a empatia que rapidamente se criou entre o grupo”, disseram os estudantes.

O Delegado para Educação Básica da Província dos Jesuítas do Brasil, Pe. Mário Sündermann, SJ, participou do momento de acolhida e observou que a nova edição do encontro validou uma proposta que foi muito bem avaliada pelos participantes em 2016. “Nada pode ser mais integral do que uma imersão como essa, em que as diversas formas de aprendizagem transcendem todas as atividades”, disse Pe. Mário.

Uma semana após retornarem, os alunos já começaram a trabalhar para serem multiplicadores da experiência que tiveram em seus colégios de origem. “Somos uma gota no oceano, mas não podemos nos prender a esse sentimento de irrelevância”, opina Laura. “E agora reconhecemos como podemos agir para mudar”, diz Alan, que encaminhou à assembleia dos representantes duas propostas (é assim que as ideias tramitam agora que o Colégio São Luís dispõe do Projeto Democracia e Participação). Uma delas é para criar um programa de voluntariado baseado em trabalhos de limpeza da escola e outra para vender brigadeiro e arrecadar verbas para as instituições da rede jesuíta Fé e Alegria.

Confira algumas fotos do Encontro:

 

 

 

 

 

 

 

Leave a comment