Notícias

Colégio São Luís ganha Prêmio Destaque Educação, da Educa Week 2021

 

Projeto do CSL ganha o primeiro lugar na categoria Inovação.

A Educa Week 2021, evento que reúne as principais lideranças do setor educacional, divulgou, hoje (25), os vencedores do Prêmio Destaque Educação. O Colégio São Luís, em São Paulo (SP), levou o primeiro lugar na categoria Inovação em Instituição Privada, com um projeto de democracia participativa entre os alunos(as).

Orientado pelo coordenador do Ensino Médio, Rafael Araújo, o projeto intitulado Democracia e Participação tem por objetivo criar um sistema de representação estudantil a exemplo do modelo democrático de governo do Brasil, baseado nos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), além de integrar ao currículo e desenvolver competências político-sociais e socioemocionais.

O projeto foi desenvolvido em 2017 e, de acordo com Rafael, é essencial para o Colégio: “O Democracia e Participação é um projeto fundamental para o Colégio São Luís. Ele impacta, de uma forma ou de outra, todos os nossos estudantes, diurno e noturno, desenvolvendo a competência político-social de forma prática. Desde 2017 vimos o projeto se desenvolver de forma orgânica, envolvendo outras áreas do Colégio”, diz.

Para concorrer ao prêmio, o coordenador encaminhou um vídeo explicando o projeto. O material ficou disponível no canal da Educa Week no Facebook para divulgação e votação pública. Os dez trabalhos mais votados foram selecionados para a última fase. Por fim, um júri especializado selecionou os três ganhadores de cada categoria.

No vídeo, Rafael explica que os alunos aprendem a elaborar projetos, a realizar as assembleias dos conselhos dos representantes, a estabelecer estratégias de qualificação desses debates e a lidar com a política, inclusive com as dificuldades inerentes a ela. Também desenvolvem o trabalho em grupo, exercitam a criatividade e busca de soluções.

O coordenador destaca a importância do prêmio para a comunidade educativa: “Ganhar o primeiro lugar em inovação no prêmio Destaque Educação é um reconhecimento muito importante para nós. Significa que a comunidade educativa valoriza e prioriza a formação de cidadãos conscientes e politicamente ativos e um sinal de que nossa proposta pedagógica está no caminho certo”, finaliza Rafael.

Saiba mais sobre o processo de formação do projeto Democracia e Participação em 2021:
Clique: https://www.saoluis.org/2021/05/18/protagonismo-feminino-nas-eleicoes-do-gremio/

Representantes de sala e Liderança Inaciana:
Acesse: https://www.saoluis.org/2021/06/09/representantes-de-sala-e-lideranca-inaciana/

 

Confira o vídeo: