Notícias

Cada regra tem um porquê

Você conhece o Estatuto da Criança e do Adolescente? Leu o manual Conhecer e Conviver? Já parou para refletir sobre as características que definem o perfil do aluno que o São Luís se dedica a formar: criativo, competente, compassivo, consciente e comprometido? As respostas para os alunos do 8º ano são sim, sim e sim.

Numa fase da adolescência em que os questionamentos e a insatisfação disparam, a orientadora educacional da série Denise Gatti propôs uma reflexão sobre os direitos e os deveres dos jovens, na escola e na sociedade. “Não queria chegar falando de regras, então elaborei um exercício para apresentar os direitos, refletir sobre os valores e, assim, chegar aos deveres, passando pela lógica do respeito ao outro”, explica Denise.

Para o aluno Pedro Gorini, a experiência foi interessante e deixou claro o objetivo do Colégio São Luís de proporcionar uma educação que ultrapasse os conteúdos acadêmicos. “Hoje, inúmeros problemas que o Brasil e o mundo enfrentam nascem da falta de valores”, opina o estudante, “Por isso, acredito que a capacidade da empatia é fundamental para que se tenha a percepção das necessidades do outro”.

Leave a comment