Notícias

Ensino Fundamental II participa do Momento Magis

Com descontração e união, as dinâmicas proporcionaram aprendizagens significativas aos/às estudantes  

“Ser mais para os outros, por meio do amor partilhado entre todos”. Esse é um dos princípios da Pedagogia Inaciana e foi a base para as reflexões propostas aos/às estudantes do EF II durante o Momento Magis, realizado no último sábado, 21/05.  

As atividades colaboraram na integração das séries, desenvolvendo novos laços de amizade e companheirismo. Ao todo foram cinco dinâmicas com propostas diferentes: no jogo da verdade ou mentira, a partir do que estava escrito em uma carta, os/as alunos/as tinham que contar uma história que aconteceu na pandemia. Segundo a assessora de Formação Cristã, Rosilene Aparecida de Oliveira, ‘o objetivo da dinâmica era levá-los a refletir sobre Fake News, sobre histórias que escutamos dos outros e que muitas vezes passamos para frente sem parar para pensar se é verdade ou não’.  

A segunda dinâmica foi a Estafeta dos Tênis. Com as turmas divididas por cores, os/as alunos/as tinham que tirar os seus tênis e misturá-los. Em cada equipe, um aluno por vez, tinha que correr até o local onde estavam os tênis misturados e encontrar o seu par. O objetivo era despertar o espírito de equipe, motivação e energia mútua, que, de acordo com a Rosilene, ‘só é despertado quando todos querem atingir um bem maior’. 

A terceira prova foi a do Bambolê. Em roda, os/as alunos/as, de mãos dadas, tinham que passar o bambolê um por um. O objetivo também era despertar o senso de equipe, pois a regra era não soltar as mãos, portanto, deveria ser seguida por todos/as, para não sofrerem a penalidade de reiniciar a dinâmica do ponto de partida.  

Na travessia passo a passo, cada grupo, com dois papelões, receberam a meta de percorrer um trajeto (com ponto de partida e chegada igual para todos/as). O objetivo era que todos/as chegassem ao final, passando de um papelão para o outro sem pisar no chão, permanecendo juntos no quadrado. “O intuito era criar o espírito de cooperação e criatividade na elaboração da melhor estratégia para transportar todos os componentes do grupo em menor tempo possível”.  

O coordenador da área de Dimensão Cultural, Tuna, conduziu o último momento, no qual todos/as os/as alunos/as fizeram uma grande roda, no Pilotis, para a execução de uma ciranda e, assim, simbolizaram a união, participação e colaboração de todos/as. 

Esse momento de partilha e troca de experiências foi preparado pelas áreas da Formação Cristã, Equipe Pedagógica do EF II, Projeto de Vida e Dimensão Cultural, que foram apoiadas pelos/as estudantes do Ensino Médio (Integral e Noturno), conforme explica a assessora: Os/as estudantes do EF II contaram com o apoio desses/as alunos/as que se organizaram para serem monitores durante o Momento Magis. Tudo com muita animação, alegria, disposição e união, característica marcante em todo o grupo de monitores. Eles foram peça-chave para a realização do evento”, finalizou.  

Confira as fotos: