Notícias

Laboratório da Humanística trabalha habilidades socioemocionais com o 7º ano do EF II

Ser adolescente na era digital tem seus desafios. Com a presença da Internet e das redes sociais na vida cotidiana, os estudantes frequentemente se veem diante de situações delicadas, principalmente ao compartilhar e postar conteúdos. A discussão sobre o assunto vem se ampliando e indica, cada vez mais, que os usuários devem ser responsabilizados pelo que publicam na web. Como trabalhar com o cyberbullying e os efeitos que ele traz para a vida real? Essa foi uma das reflexões propostas pelos educadores aos alunos do 7º ano do EF II durante seu Laboratório de Humanística.

Tomando por base o tema “Eu e a diversidade: conflitos, afetos e valores”, os estudantes debateram questões como os limites do humor, os efeitos prejudiciais dos rótulos dados às pessoas e a importância de aceitar e compreender opiniões divergentes. Uma das atividades também promoveu o autoconhecimento como forma de entender nossos sentimentos e atitudes diante de certas situações.

Consequências extremas de bullying envolvendo adolescentes também estiveram na pauta do dia com um bate-papo realizado com alunos da 3ª série do EM a partir da peça “O Caso dos Dez”. Apresentada para o 7º ano na Semana de Acolhida, no início do ano, a peça fala sobre a construção de estereótipos e juízos de valor feitos a partir deles.
Por meio dessas ações o Colégio São Luís busca tornar os alunos capazes de estabelecer limites para as brincadeiras e de monitorar a prática do bullying no ambiente escolar.

 

Leave a comment