/Olimpíadas do Conhecimento

Olimpíadas do Conhecimento

Aqui você encontra informações sobre as olimpíadas e os concursos de abrangência nacional ou regional, que os estudantes podem participar com apoio do Colégio São Luís. Há iniciativas nas áreas de Astronomia, Biologia, Física, Matemática, Geografia, História, Ciências e Linguística abrangendo, a depender do caso, alunos do 1º ano do Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Aproveite essa oportunidade de desenvolvimento!

 

Veja como foi a premiação feita pelo Colégio São Luís aos participantes das Olimpíadas 2018.

Ações do programa “Olimpíadas do Conhecimento”:

  • Cadastramento feito pelo Colégio São Luís;
  • Instruções aos alunos e professores para a participação em Olimpíadas científicas;
  • Treinamento e orientação dos grupos de alunos inscritos;
  • Promoção de atividade mensal denominada “Momento da Ciência”, na qual serão promovidas palestras, cine aulas, exposições e momentos de debate sobre assuntos científicos;
  • Sugestão de visitas a locais de produção de conhecimento com participação voluntária dos alunos.
  • Promoção de olimpíadas e concursos internos ou com participação de escolas jesuítas.

Desafio Nacional Acadêmico (DNA)

Sobre o desafio: É composto por três fases, nas quais as equipes devem responder o maior número de desafios, concluir o maior número de tarefas extras e desvendar um enigma final, respeitando o cronograma de atividades para cada categoria. Com um caráter cultural, tem como objetivos levar os participantes a adquirirem novos conhecimentos enquanto buscam as respostas aos desafios propostos, incentivar o trabalho em equipe e proporcionar a experiência de conhecer pessoas do Brasil inteiro.

Séries envolvidas: EF e EM.

Participação do CSL em 2018: 170 alunos inscritos, sendo 80 finalistas e 14 medalhistas.

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

Sobre a olimpíada: tem o objetivo de estimular o interesse dos alunos e dos professores do Ensino Básico no ensino de Astronomia. Os melhores colocados visitam centros como o Inpe e o ITA e são convidados a representar o país em provas internacionais. É destinada aos estudantes do CSL do 4º e 5º anos do EF I. As provas são compatíveis com os conteúdos abordados pela maioria dos livros didáticos e constituídas de 7 perguntas de Astronomia e 3 de Astronáutica.

Participação do CSL em 2019: 90 alunos participaram, sendo 10 medalhistas – Andre Bedone Azeredo, Angelo Pilotto Rodrigues Alves, Gabriel Nogueira M. Alvarenga, Heitor Allebrandt Leitão, João Pedro Bahiense Egashira, Lucas Cremaschi, Paulo Henrique Rezende Bora, Samiah Murad Vessani, Sofia Torre Villalba Ferreira e Teresa Pilotto Rodrigues Alves.

Dos medalhistas, 4 alunos foram convidados para a seletiva da Olimpíada Internacional de Astronomia: Angelo Pilotto Rodrigues Alves, Lucas Cremaschi, Paulo Henrique Rezende Bora e Teresa Pilotto Rodrigues Alves.

Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB)

Sobre a olimpíada: tem o objetivo de fomentar o interesse pela área, buscando talentos para futuramente desenvolver pesquisas de temas ligados à saúde pública. Oferece como prêmio um curso prático de uma semana no Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisas biomédicas da América Latina, e seleciona estudantes para participarem de olimpíadas internacionais.

Participação do CSL em 2019: 56 alunos inscritos.

Veja mais

Olimpíada Brasileira de Ciências (OBC)

Sobre a olimpíada: seleciona alunos para representar o Brasil na IJSO (Olimpíada Internacional Júnior de Ciências) e na OCJA (Olimpíada de Ciências Júnior Americana), avaliados em Física, Química e Biologia simultaneamente, com a participação de mais de 50 países, de todos os continentes.

Participação do CSL em 2019: 39 alunos inscritos.

Veja mais

Olimpíada Brasileira de Física (OBF)

Sobre a olimpíada: realizada pela Sociedade Brasileira de Física, proporciona desafios aos estudantes de 8º ano à 3ª série EM em três fases de provas. Tem a finalidade de identificar estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.

Séries envolvidas: 8.º ano EFII à 3.ª série EM.

Participação do CSL em 2019: 60 alunos inscritos.

Veja mais

Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG)

Sobre a olimpíada: composta por uma Etapa Competitiva, com duas fases online e uma presencial em Brasília, e outra Etapa Cooperativa, de fomento à pesquisa, a prova tem o objetivo de engajar alunos e professores em questões como sustentabilidade e utilização ética dos recursos naturais, contribuindo para a criação de uma sociedade mais justa e participativa.

Participação do CSL em 2018: 6 alunos tiveram participação destacada com medalhas. Bronze para Chiara Malavolta, Guilherme Vannucci e Marina Rabello, todos do 9.º ano. Prata para os alunos Eduardo Sattin, Guilherme Falcão e Nicole Willy, todos da 2.ª série do EM.

Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL)

Sobre a olimpíada: acontece desde 2011, envolvendo alunos do ensino médio de diferentes partes do país em torno de temas envolvendo línguas, linguagem, cultura e cognição. A cada ano ela recebe uma ênfase e um nome diferente: já foi Kytã, Noke Vana, Paraplü, Vina, Òkun, Ñanduti e, agora, Mărgele.

Participação do CSL em 2018: 59 alunos inscritos, sendo 18 finalistas.

Veja mais

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP)

Sobre a olimpíada: criada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, é a maior olimpíada estudantil do mundo, reunindo mais de 17 milhões de participantes de 99% dos municípios brasileiros. Além das provas premiadas com medalhas e menções honrosas, a OBMEP contribui para a melhoria do ensino por meio de cursos para alunos e professores, além do Portal da Matemática, onde há exercícios, videoaulas, desafios etc.

Participação do CSL 2018: 116 alunos inscritos e 6 medalhistas.

Veja mais

Olimpíada Canguru de Matemática

Sobre a olimpíada: estudantes de todas as idades, dos 7 aos 18 anos, podem participar do evento, em seis diferentes categorias etárias, resolvendo 24 ou 30 testes de múltipla escolha relativamente fáceis em 90 minutos (ou mais, dependendo do país participante). O concurso visa atrair tantos estudantes quanto for possível, com a finalidade de mostrar-lhes que a Matemática pode ser interessante, útil e mesmo divertida.

Séries envolvidas:
3.º ano EF I à 3.ª série EM.

Participação do CSL em 2018: foram mais de 300 alunos participantes e 68 medalhistas.

Veja mais

Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo

Sobre a olimpíada: organizada anualmente, desde 2011, consiste na realização de atividades didáticas de cunho filosófico a partir de um tema geral. Essas atividades têm início nas escolas e culminam em uma apresentação em evento estadual, propiciando um clima que pretende ser não de competição, mas de colaboração e estímulo ao pensamento.

Participação do CSL: 42 alunos inscritos e 17 medalhistas.

Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)

Sobre a olimpíada: é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e constitui um programa das Sociedade Brasileira de Física (SBF), Associação Brasileira de Química (ABQ) e Instituto Butantã, responsáveis por sua execução, com os seguintes objetivos: despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; e proporcionar desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações.

Séries envolvidas: 9.º ano EFII à 3.ª série EM.

Participação do CSL em 2019: 44 alunos inscritos.

Veja mais

Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)

Sobre a olimpíada: promovida pela Unicamp, reúne cerca de 40.000 estudantes por ano, numa proposta envolvente, composta por cinco fases eliminatórias, realizadas de forma online pelas equipes formadas por um professor de História de três alunos. Cada fase dura uma semana e exige muita pesquisa e discussão para realizar tarefas e resolver questões de múltipla escolha.

Séries envolvidas: 8º ano EFII à 3ª série EM.

Participação do CSL em 2018: 66 alunos inscritos.

Veja mais

Olimpíada Paulista de Química (OPQ)

Sobre a olimpíada: promovida pela Associação Brasileira de Química – SP, tem como objetivos principais envolver os estudantes em uma atividade estimulante, que os leve a refletir sobre a importância da química no contexto atual e futuro, revelar jovens talentos com vocação para a química e premiá-los e selecionar a Delegação Paulista para os exames da OBQ – Olimpíada Brasileira de Química, à OIAQ – Olimpíada Ibero-americana de Química e à IChO – Olimpíada Internacional em Química. Possui etapas de redação e de prova de conhecimento e raciocínio.

Séries envolvidas: 1.ª e 2.ª séries do Ensino Médio.

Participação do CSL em 2018: 12 alunos inscritos.

Veja mais

Turmas do Maternal III desenvolvem projeto inspirado em Joan Miró

11/11/2019|Destaques, Educação Infantil, Notícias|0 Comentários

Atividades baseadas nas obras do artista desenvolveram habilidades da coordenação motora fina dos alunos

Veja mais

Atividade física, alimentação e sono: elementos essenciais para os estudos e para uma vida saudável

08/11/2019|Alimentação, Artigos, Destaques, Destaques CSL, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Notícias|

Paula Viotti Bastos, Professora de Educação Física do CSL, dá dicas para os estudantes

Veja mais

Gosto pela leitura estimula alunos a indicarem obras literárias

07/11/2019|Biblioteca, Destaques CSL, Ensino Fundamental I, Notícias|

Na Roda de Leitores, os estudantes do 3.º ano compartilham com os colegas as histórias que acharam mais interessantes

Veja mais

Produção de poemas desperta criatividade dos alunos

04/11/2019|Destaques CSL, Ensino Fundamental I, Notícias|

Turmas do 2.º ano do Ensino Fundamental I criam personagens e histórias

Veja mais

#CSL nas Mídias Sociais    #colegiosaoluis

Acompanhe o Colégio São Luís e compartilhe