/Olimpíadas do Conhecimento

Olimpíadas do Conhecimento

Aqui você encontra informações sobre as olimpíadas e os concursos de abrangência nacional ou regional, que os estudantes podem participar com apoio do Colégio São Luís. Há iniciativas nas áreas de Astronomia, Biologia, Física, Matemática, Geografia, História, Ciências e Linguística abrangendo, a depender do caso, alunos do 1º ano do Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Aproveite essa oportunidade de desenvolvimento!

Clique aqui para conferir o cronograma de aulas de apoio para as provas.

Ações do programa “Olimpíadas do Conhecimento”:

  • Cadastramento feito pelo Colégio São Luís;
  • Instruções aos alunos e professores para a participação em Olimpíadas científicas;
  • Treinamento e orientação dos grupos de alunos inscritos;
  • Promoção de atividade mensal denominada “Momento da Ciência”, na qual serão promovidas palestras, cine aulas, exposições e momentos de debate sobre assuntos científicos;
  • Sugestão de visitas a locais de produção de conhecimento com participação voluntária dos alunos.
  • Promoção de olimpíadas e concursos internos ou com participação de escolas jesuítas.

Concurso Canguru de Matemática

Sobre a olimpíada: estudantes de todas as idades, dos 7 aos 18 anos, podem participar do evento, em seis diferentes categorias etárias, resolvendo 24 ou 30 testes de múltipla escolha relativamente fáceis em 90 minutos (ou mais, dependendo do país participante). O concurso visa atrair tantos estudantes quanto for possível, com a finalidade de mostrar-lhes que a Matemática pode ser interessante, útil e mesmo divertida.

Séries envolvidas:
3º ano EF I à 3ª série EM

Participação do CSL em 2018: foram mais de 250 alunos inscritos. Desses, 70 receberam medalhas.

Veja mais

Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo

Sobre a olimpíada: organizada anualmente, desde 2011, consiste na realização de atividades didáticas de cunho filosófico a partir de um tema geral. Essas atividades têm início nas escolas e culminam em uma apresentação em evento estadual, propiciando um clima que pretende ser não de competição, mas de colaboração e estímulo ao pensamento.

Participação do CSL: 46 alunos participarão das atividades da Olimpíada.

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

Sobre a olimpíada: em sua 21ª edição, tem o objetivo de estimular o interesse dos alunos e dos professores do Ensino Básico no ensino de Astronomia. Os melhores colocados visitam centros como o Inpe e o ITA e são convidados a representar o país em provas internacionais. Será destinada aos estudantes do CSL do 4º e 5º anos do EF I. As provas serão compatíveis com os conteúdos abordados pela maioria dos livros didáticos e constituídas de 7 perguntas de Astronomia e 3 de Astronáutica. Data da prova: 18/05/2018, das 13h30 às 16h, no Colégio São Luís.

Participação do CSL em 2017: dezoito alunos fizeram a prova e sete tiveram pontuação premiada com medalhas. Prata para Henrique Murakami de Paula (9º. Ano), Vitor Chung (9º. Ano) e Rafael Neves (2ª. Série EM). Bronze para Clarice Resende Tuma, Lina da Cunha Lima e Helena Frontini (9º. Ano) e Gabriel Andrade Melo (2ª. série EM).

Olimpíada Brasileira de Geografia

Sobre a olimpíada: composta por uma Etapa Competitiva, com duas fases online e uma presencial em Brasília, e outra Etapa Cooperativa, de fomento à pesquisa, a prova tem o objetivo de engajar alunos e professores em questões como sustentabilidade e utilização ética dos recursos naturais, contribuindo para a criação de uma sociedade mais justa e participativa.

Participação do CSL em 2017: 63 alunos do Ensino Médio formaram 21 grupos. Quatro equipes avançaram para a segunda fase online e por muito pouco não se qualificaram para a final em Brasília. A participação destacada será premiada pela organização com medalhas de prata para os alunos Nicole Willy, Guilherme Falcão, Eduardo Sattin, Pedro Santalucia, Marina Celani e Vitor Alegre. Receberão medalhas de bronze os estudantes Luiz Felipe Belluzzo, Pedro Gorini, Vinicius Barros, Maria Weiss, Theo Miguez e Giordano Gadelha.

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP)

Sobre a olimpíada: criada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, é a maior olimpíada estudantil do mundo, reunindo mais de 17 milhões de participantes de 99% dos municípios brasileiros. Em sua 13º edição, teve pela primeira vez a participação de alunos de escolas particulares. Além das provas premiadas com medalhas e menções honrosas, a OBMEP contribui para a melhoria do ensino por meio de cursos para alunos e professores, além do Portal da Matemática, onde há exercícios, videoaulas, desafios etc. Data da prova: 05/06/2018 (1ª fase) e 15/09/2018 (2ª fase).

Participação do CSL 2017: entre 79 alunos do Colégio São Luís de 6º ano Fundamental à 3ª série EM, 14 classificaram-se para a 2ª fase, que consistia numa prova com questões escritas e abertas, realizada em setembro na USP. Parabéns aos alunos que avançaram para esta difícil etapa: Felipe Neri, Giovana Crevelaro, Julio Nagy, Lucas Cremaschi, Maria Weiss e Rafael Neves (do Ensino Médio). Giulia del Ry Ribeiro, Luísa Ayumi, Pedro Gorini, Vitor Chung (8º e 9ºanos). Alexandre Olivetti, Felipe Magina, Mariana Correia, Rodrigo Amancio (6º e 7º anos).

Veja mais

Olimpíada Brasileira de Biologia

Sobre a olimpíada: tem o objetivo de fomentar o interesse pela área, buscando talentos para futuramente desenvolver pesquisas de temas ligados à saúde pública. Oferece como prêmio um curso prático de uma semana no Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisas biomédicas da América Latina, e seleciona estudantes para participarem de olimpíadas internacionais.

Participação do CSL em 2018: a prova da primeira fase foi realizada no dia 23/02, no Colégio, por alunos do EM. Segunda fase: 25/03/2018.

Veja mais

Olimpíada Nacional em História do Brasil

Sobre a olimpíada: promovida pela Unicamp, reúne cerca de 40.000 estudantes por ano, numa proposta envolvente, composta por cinco fases eliminatórias, realizadas de forma online pelas equipes formadas por um professor de História de três alunos. Cada fase dura uma semana e exige muita pesquisa e discussão para realizar tarefas e resolver questões de múltipla escolha.

Séries envolvidas: 8º ano EFII à 3ª série EM.

Participação do CSL em 2017: foram 37 grupos inscritos, num total de 111 participantes. Destes, 3 equipes chegaram à semifinal. Parabéns a todos os alunos pela participação expressiva!

Veja mais

Olimpíada Brasileira de Física

Sobre a olimpíada: realizada pela Sociedade Brasileira de Física, proporciona desafios aos estudantes de 8º ano à 3ª série EM em três fases de provas (realizadas em maio, agosto e outubro de 2017). Tem a finalidade de identificar estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.

Séries envolvidas: 8º ano EFII à 3ª série EM.

Participação do CSL em 2017: entre 14 alunos que entraram no desafio, dois avançaram para a terceira fase, que é a fase final: Felipe Veiga e Paulo Henrique Rezende Bora, ambos da 1ª série EM. A última etapa é realizada no Instituto de Física da USP e consiste numa prova teórica e outra prática.

Veja mais

Olimpíada Brasileira de Linguística

Sobre a olimpíada: a Olimpíada Brasileira de Linguística acontece desde 2011, envolvendo alunos do ensino médio de diferentes partes do país em torno de temas envolvendo línguas, linguagem, cultura e cognição. A cada ano ela recebe uma ênfase e um nome diferente: já foi Kytã, Noke Vana, Paraplü, Vina, Òkun, Ñanduti e, agora, Mărgele.

Veja mais

Retrato da Memória Afetiva

13/11/2018|Destaques, Ensino Fundamental II, Notícias, TV São Luís|0 Comentários

Trabalho de Artes do 9º do Ensino Fundamental II mostra ambientes do Colégio usando técnicas do Impressionismo

Veja mais

Natal Solidário 2018

13/11/2018|Destaques CSL, Humanística, Notícias|

Saiba como participar da campanha de doações para crianças e adultos atendidos por Fundação Fé e Alegria, Arsenal da Esperança, Paróquia São Luís Gonzaga e Hospital das Clínicas

Veja mais

Psicóloga enfatiza importância dos pais na construção da inteligência emocional dos filhos

06/11/2018|Destaques CSL, Notícias, Projeto de Vida|

Dra. Carla Cavalheiro Moura participou do Ciclo de Palestras, realizado no CSL no fim de outubro

Veja mais

Projeto do 6º ano estuda causas e efeitos de desastres ambientais

06/11/2018|Destaques CSL, Ensino Fundamental II, Notícias|

Destruição de maquetes simulou a devastação de cidades por fenômenos naturais

Veja mais

#CSL nas Mídias Sociais    #colegiosaoluis

Acompanhe o Colégio São Luís e compartilhe