Notícias

Olimpíadas do Conhecimento começam com prova de Biologia

A busca e produção de conhecimento estão no DNA da Companhia de Jesus. No Colégio São Luís, herdeiro desse rico legado jesuíta, o método de aprendizagem e fixação de conteúdos segue a pedagogia de inspiração inaciana, formada por cinco etapas: contexto, experiência, reflexão, ação e avaliação.

Diversos projetos do Colégio auxiliam na composição desse processo, dentre eles as Olimpíadas do Conhecimento. Criadas em 2016, as Olimpíadas do Conhecimento têm por objetivo apoiar a participação dos alunos do 3º ano do EF I à 3ª série do EM em torneios de abrangência regional ou nacional, incentivando-os, assim, à exploração, à pesquisa e à investigação científica em diversas áreas de estudo.

Neste ano, os alunos interessados em participar das Olimpíadas do Conhecimento (nas áreas de Matemática, Ciências, Astronomia, Filosofia, Linguística, História, Geografia, Física e Biologia) receberão preparação específica antes e entre as fases das competições. As atividades, realizadas fora do período de aulas, incluirão a realização de simulados e experimentos em laboratório (para os torneios que exigem habilidades práticas).

“Queremos preparar os alunos para que possam fazer as provas com mais embasamento. Por isso, vamos oferecer o acompanhamento de professores tutores de diversas disciplinas. Também faremos visitas técnicas, para que os alunos tenham contato direto com locais de produção de conhecimento”, revela o professor Pádua, Coordenador das Olimpíadas do Conhecimento. “Podemos visitar um observatório astronômico, um laboratório de física ou o Instituto Butantã, por exemplo, dependendo da área de interesse do aluno”, conclui.

No último dia 23, foi realizada no Colégio São Luís a primeira fase da Olimpíada Brasileira de Biologia, destinada a estudantes do Ensino Médio. A segunda fase está prevista para o dia 25 de março, em local ainda a ser definido. O calendário com os demais torneios disponíveis será divulgado em breve através do Moodle e do aplicativo CSL.

Tags

Leave a comment