Notícias

O CSL na OBMEP

Maior olimpíada estudantil do mundo tem participação de 80 estudantes do Colégio São Luís

No dia 6 de junho, cerca de 80 alunos do 6º ano ao Ensino Médio do Colégio São Luís participaram da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas, a maior olimpíada estudantil do mundo, conhecida pela sigla OBMEP.

Reunindo mais de 17 milhões de participantes de 99% dos municípios brasileiros, a prova criada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA está em sua 13ª edição. Pela primeira vez, teve a participação de alunos de escolas particulares.

A adesão do São Luís à proposta foi imediata e coincidiu com o lançamento do projeto “Olimpíada do Conhecimento”, por meio do qual o Colégio cadastra e orienta os estudantes que se inscrevem nas competições acadêmicas dentro e fora da escola. Nos primeiros meses do projeto, cerca de 400 alunos participaram de olimpíadas de História, Física, Astronomia, Biologia e, agora, Matemática (saiba mais aqui).

São estudantes que gostam de participar de desafios extras, a exemplo da aluna Maria Luiza Basseto, do 6º ano, que assim se expressa: “Matemática é minha matéria preferida e eu já participava dos testes do Mangahigh, que resolvemos pelo computador. Topei na hora participar da Olimpíada de Matemática e achei a prova fácil”. Agora ela está na expectativa, pois os alunos que se saem melhor na prova recebem medalhas e menções honrosas.

Além do valioso estímulo aos estudantes, a OBMEP contribui para a melhoria do ensino por meio de cursos para professores e do Portal da Matemática, onde há exercícios, videoaulas, desafios etc.

Leave a comment