Notícias

Mostra do Conhecimento 2022

Estudantes apresentaram os seus projetos de pesquisa que foram desenvolvidos durante o ano letivo.

Após dois anos de apresentação dos projetos de série no formato online, o CSL realizou nos dias 5, 19 e 26 de novembro, de forma presencial, a Mostra do Conhecimento, momento no qual os/as estudantes de todos os segmentos tornaram públicos os projetos de pesquisa que foram desenvolvidos durante o ano letivo de 2022, nas diferentes áreas do conhecimento.

A Mostra foi aberta às famílias e quem visitou pôde conferir o resultado das aprendizagens desenvolvidas da Educação Infantil ao Ensino Médio, por meio de registros dos trabalhos no formato de textos, imagens, vídeos e arquivos de áudio. A curadoria foi realizada pelas equipes de educadores/as das séries. Esses projetos integradores, que duraram um ano inteiro para serem concluídos, também estão disponíveis no formato online.

A Mostra revelou os problemas de pesquisa que nortearam as investigações ao longo do ano, bem como os produtos resultantes. Toda essa produção está ancorada na proposta curricular do CSL, que aposta na valorização do espírito investigativo dos/as estudantes por meio de diferentes estratégias de pesquisa, colocando-os/as como protagonistas do processo de aprendizagem.

O 3º ano do EF I, por exemplo, fez um trabalho de investigação sobre a água. Com o Projeto Água: tratar, preservar, reduzir e reutilizar, eles conheceram o processo de uso e reuso desse recurso dentro do colégio, visitaram o Aquário de São Paulo, aprenderam sobre consumo consciente e apresentaram todo esse conhecimento em um podcast.

Já o 5º ano trabalhou o tema Formação política e participação social: formando cidadãos conscientes. No dia da apresentação final, eles mostraram às famílias que compreenderam a importância de bons projetos a favor da coletividade e da democracia. Apresentaram suas propostas e convidaram todos/as os/as convidados/as para votar na proposta que mais beneficiaria a comunidade educativa.

A mulher negra ao longo da história cultura africana e afro-brasileira foi tema de um dos trabalhos do 7º ano. A pesquisa resultou em uma produção visual em formato de painel e apresentou dados que evidenciam a importância das mulheres na África antiga e das afro-brasileiras no presente.

A Mostra do Conhecimento apresentou também produções artísticas do Ensino Médio por meio de uma exposição cuja curadoria e montagem foi elaborada com a participação ativa dos/as estudantes. Releituras de trabalhos de Leonardo da Vinci, diálogos com movimentos modernos da história da arte, do design e da arquitetura, além de homenagens aos artistas indígenas contemporâneos como Jaider Esbell e Denilson Baniwa foram alguns dos temas dos trabalhos apresentados. Produções do 9º ano também foram expostas, abordando assuntos como a cultura da geração Z, seus ídolos e as produções culturais que admiram.

A 1ª série do Ensino Médio IB lançou a 2ª edição da Revista Humanus. O projeto consolida uma estratégia de educomunicação aos/às estudantes do Ensino Médio do CSL. Resultante do empenho das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e de Linguagens, a revista cria a oportunidade de reflexão e sistematização do conhecimento para os/as alunos/as que atuam como jornalistas.

As turmas da 2ª série do EM apresentaram na Mostra os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Entre eles, “TDAH em Ursinho Pooh: como o transtorno pode ser relacionado com as personagens do desenho”. Ao estudar o pensamento de Leon Eisenberg – quem descobriu o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) – e de outros estudiosos, as alunas responsáveis pelo trabalho investigaram como os comportamentos e as características do “Ursinho Pooh” se relacionam com transtornos mentais e chegaram à conclusão de que o tratamento da doença tem efeito positivo e eficaz na vida dos/as pacientes.

Diversas pesquisas na área da saúde foram feitas pelos/as alunos/as também de outros segmentos. Outros temas explorados foram tecnologia e inovações, comportamento, meio ambiente, comunicação, direitos humanos, alimentação saudável e muito mais.

Alessandra Koster Sampaio de Aguiar, mãe dos alunos do Ensino Médio Felipe Koster e Tiago Koster, acompanhou os filhos no processo de elaboração dos projetos e parabenizou o resultado: “Estou muito feliz, acompanhei a preparação intensa ao longo do semestre e sei que esse momento foi especial para eles, pois apresentaram o resultado incrível para os colegas, professores e coordenadores. Parabéns aos alunos pelos trabalhos e ao colégio pela organização excepcional”, concluiu.

Para os coordenadores pedagógicos, Rafael de Araújo (EMI), Ana Carlota Vieira Niero (EF II) e Simone Costa (Educação Infantil e EF I), a Mostra foi um sucesso: “Vamos, aos poucos, fortalecendo a cultura acadêmica no colégio e construindo estratégias para mostrar aos nossos alunos e alunas que aprender pode e deve ser empolgante e gratificante”, finalizaram.

Abaixo a galeria de fotos da Mostra do Conhecimento 2022:

Educação Infantil e 1º ano

 

Ensino Fundamental I

 

Ensino Fundamental II e Ensino Médio