Notícias

Várias formas de aprender

Semana do Conhecimento 2017 tem gincana, brincadeiras, jogos, palestras, teatro e quiz

Entre 23 e 27 de outubro, o Colégio São Luís realizou a Semana do Conhecimento. Com o tema “A escola de ponta-cabeça”, envolveu alunos e educadores no movimento de aprender a se reinventar.

https://youtu.be/_NnMb_1XAno

Em consonância com o Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta, o que se pretendeu com o formato deste ano foi oferecer atividades que ampliassem o horizonte de ensino e aprendizagem, convivendo com as demandas da rotina da escola. As atividades e os eventos propostos auxiliaram os estudantes em diversas frentes: convivência e respeito mútuos, desenvolvimento de inteligências múltiplas, preparação psicoemocional para provas, aprofundamento em temas contemporâneos, entre outros.

Na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, os recreios retomaram brincadeiras tradicionais, reconhecendo o brincar como forma de produção de conhecimento da faixa etária mencionada. Teve cama de gato, corre-cutia, corrida do saco, circuito de obstáculos, oficinas de fantoches, de dobraduras, de bilboquê, entre outras.

No Ensino Fundamental II, pensando em acolher e estimular cada perfil de aluno, com base na teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner, houve uma grande gincana, que envolveu os estudantes com uma série de desafios na manhã de terça-feira (24/10). Quatro equipes se formaram com alunos das diferentes séries que, de acordo com as aptidões e gostos, se distribuíram para resolver provas como compor uma música, entrevistar funcionários para descobrir, entre outras curiosidades, aquele que tinha o maior número de irmãos, ou participar de um campeonato de voo com aviõezinhos de papel.  Houve também concurso de desenho, estação Ciências, futebol paraolímpico (com alunos vendados), cabo de guerra, desafio de lógica, charadas, provas de natação, pingue-pongue, entre outros.

Para finalizar, os alunos se reuniram no ginásio, onde os grupos musicais se apresentaram e foi proposto um Quiz, com perguntas como qual é a capital da Nigéria, quais são as cidades-estado da Grécia Antiga e qual a nacionalidade do pintor Salvador Dalí. Uma proposta semelhante à que envolveu o Ensino Médio noturno no decorrer de 3 noites, com muita animação e tensão a cada pergunta.

No Ensino Médio diurno, alunos de 1ª e 2ª séries votaram nos temas que gostariam que fossem tratados em palestras na Semana do Conhecimento, tais como uma aula inspirada no seriado “Black Mirror”, abordando eugenia e controle social, e uma oficina “maker”, em que os alunos tiveram de usar ferramentas e sucatas para construir protótipos. Houve ainda apresentações especiais do grupo de teatro do São Luís com a peça Anoesis, que repensa o modelo escolar.   Para a 3ª série, com o objetivo de auxiliar na administração das tensões pré-vestibulares, foram realizadas atividades de relaxamento e recreação.

Confira fotos dessa semana especial:

Leave a comment